Vieira de Sousa Rufete 2024 Douro Tinto 75cl
Descrição
Vieira de Sousa Rufete Douro Tinto 75cl é um vinho da família Vieira de Sousa, produzido na região do Douro com foco na expressão do terroir e na elegância.
🌿 Vinhas: Este vinho do Douro é produzido com uvas provenientes de uma única vinha na Quinta do Roncão junto ao Rio Douro. Esta vinha encontra-se a uma cota baixa virada a nascente o que a torna perfeita para uma vindima precoce e dedicada a esta casta. VINIFICAÇÃO Ao contrário dos últimos anos, 2021 foi um ano fresco no Douro. A par das temperaturas amenas registadas, revelou-se um ano seco e de boa produtividade. A precipitação registada durante o inverno, assim como em Abril e Junho, compensaram os meses muitos secos de Março e Maio, possibilitando o desenvolvimento normal da videira, sem ter a água como fator limitante. Foi um ano com frescura, elegância e vinhos naturalmente ácidos. Os cachos inteiros de Rufete são selecionado e colocados num pequeno lagar e levemente esmagados e pisados. O mais importante neste processo de vinificação é o período de tempo da maceração pré- fermentação sem grande "trabalho" e o início da fermentação alcoólica, onde a extração é muito longa, mas pouco intensa.
🍇 Região: Douro
👨🔬 Enólogo: —
🌱 Castas: Rufete
🛠️ Vinificação: Ao contrário dos últimos anos, 2021 foi um ano fresco no Douro. A par das temperaturas amenas registadas, revelou-se um ano seco e de boa produtividade. A precipitação registada durante o inverno, assim como em Abril e Junho, compensaram os meses muitos secos de Março e Maio, possibilitando o desenvolvimento normal da videira, sem ter a água como fator limitante. Foi um ano com frescura, elegância e vinhos naturalmente ácidos. Os cachos inteiros de Rufete são selecionado e colocados num pequeno lagar e levemente esmagados e pisados. O mais importante neste processo de vinificação é o período de tempo da maceração pré- fermentação sem grande "trabalho" e o início da fermentação alcoólica, onde a extração é muito longa, mas pouco intensa.
🧪 Análise:
- Teor alcoólico: 12.0 % vol.
- Açúcar residual: 0.6 g/L
- pH: 3.48
👃 Prova Organoléptica:
- Notas: Tinto fresco, muito expressivo no aroma dominado por um perfil diferente do tradicional rufete, delicado na cor. Uma boca intensa e fresca.
🍽️ Serviço: Servir a 14–16ºC (tintos) ou 10–12ºC (brancos), conforme o estilo.
Acompanha bem pratos de carne, queijos e charcutaria (tintos) ou peixe, marisco e aves (brancos).
⏳ Potencial de Evolução: Guardar em local fresco e escuro; alguns estilos beneficiam de estágio em garrafa.