Casa do Cerdedo

Casa do Cerdedo Alvarinho 2021

10,50€
Casa do Cerdedo Alvarinho 2021
Casa do Cerdedo

Casa do Cerdedo Alvarinho 2021

10,50€
A39.001
+
-
Apenas 0 unidades restantes deste produto

Proveniente de vinhas velhas, monovarietal, da casta Alvarinho, em socalcos de solo arenoso, em encosta com exposição a nascente, sul e poente. Localizado em Roussas (Melgaço), na Sub-Região de Monção e Melgaço. 

Vinhas em cordão simples. 40% das vinhas foram plantadas em 1985 (35 anos), 40% há 30 anos e 20% há 10 anos. 70% em cordão simples descendente, 25% em cruzeta e 5% em ramada. 

Diferentes conduções de vinha permitem ter uvas muito expostas ao sol e outras protegidas, o que permite boa expressão aromática e boa estrutura. 

Vinhas rodeadas de árvores diversas, em terroir próprio e produzidas em sistema de proteção integrada – mínimo de intervenções que agridam o ambiente.

VINIFICAÇÃO

Vindima manual, para caixas de 20 Kg, transportadas rapidamente para a adega, onde os cachos são prensados inteiros, lentamente. Mosto obtido é lançado em cuba Inox, onde repousa 36 horas.

Segue-se decantação para retirar o mosto das borras. Limpo o mosto, é lançado em cuba Inox onde fermenta em temperatura controlada de 14 graus. Finda a fermentação, cerca de 30 dias, o vinho é retirado das borras e lançado ainda turvo (com borras finas) noutra cuba, onde estagia por um período nunca inferior a cinco meses.

Durante o estágio é sujeito a betonagens semanais. Depois de filtrado, é engarrafado. Segue para o mercado um mês após engarrafamento.

Castas Alvarinho
Teor Alcoólico 12,5%
Capacidade 75 cl
Informações Adicionais Todos as encomendas são processadas e enviadas num prazo máximo de 24 horas. A entrega é, normalmente, realizada no dia útil seguinte ao envio. O Cliente tem o direito de devolver qualquer encomenda, devendo enviar um email para geral@vinhalvarinho.pt num prazo máximo de 14 dias após a sua receção.
Região Vinho Verde
Tipo Alvarinho
Notas de Prova Magnífica intensidade aromática, destaca em primeiro plano as notas de fruta características da variedade, pêssego seco, maça, ananás e manga, junto com tons florais, ervas aromáticas frescas e notas minerais. Tudo em perfeita harmonia sobre um sugestivo fundo cítrico. Em boca afirma-se equilibrado e estruturado, acidez no ponto, envolvente e refrescante, com final longo e persistente. As notas cítricas são anunciadas no retorno nasal fresco e frutado, enfatizando a sua elegância com sensações exclusivas desta nobre variedade, o alvarinho.
Harmonização Temperatura ideal: 10, 12 graus. Acompanha pratos de carne da gastronomia tradicional portuguesa e pratos de peixe. Frescura e acidez típica do Alvarinho, ideal para qualquer amuse-bouche, prato principal ou sobremesa doce.

Pode também estar interessado em