O Projeto VinhAlvarinho.pt

19 | 01 | 2022
O Projeto VinhAlvarinho.pt

Aproveitamos a inauguração do Blog para falar sobre a criação do projeto VinhAlvarinho.pt


A Ideia

A criação do projeto VinhAlvarinho.pt surgiu, essencialmente, na vontade de unir e divulgar os diversos produtores de vinho alvarinho, assim como o desejo de promover a região.


Apesar de o vinho alvarinho e a região estarem cada vez mais presentes a nível nacional e internacional, sabemos que ainda há muito espaço para crescer.


É importante referir que a sub-região e os seus produtos, não estão apenas mais visíveis para o mercado devido às diversas iniciativas que têm surgido nos últimos anos, mas também pela elevada qualidade e inovação da produção dos mesmos, produtos que de ano para ano se têm superado, prova disso e algo que não é novidade, são os prémios que os vinhos da região têm ganho nos últimos anos, tanto a nível nacional como internacional.

Vinho Alvarinho Monção e Melgaço

Fig.1 - Exemplos de alguns vinhos produzidos em Monção e Melgaço


Atualmente, existem mais de 50 produtores de vinho alvarinho na sub-região onde a qualidade média é cada vez mais elevada. A maioria dos produtores, são pequenas empresas familiares ainda pouco divulgadas ou com menor divulgação. Consideramos que ter uma plataforma online onde une os mais pequenos com os principais produtores do mercado irá favorecer todos e em particular a sub-região.


É preciso não esquecer que a sub-região de Monção e Melgaço é a região do alvarinho original, onde a casta alvarinho consegue atingir o seu expoente máximo, o microclima é perfeito e em conjugação com outros fatores que serão detalhados numa outra publicação para o efeito, conseguimos aqui produzir vinhos únicos.


Consequentemente, com o acordo que permite em 2021, outras zonas do país produzir vinhos Alvarinho, este tipo de iniciativa é importante para claramente identificar e diferenciar o que é um Alvarinho Original da sub-região de Monção e Melgaço e Alvarinhos produzidos noutras regiões sem as características únicas que fazem do Vinho Alvarinho um vinho totalmente único no mercado.


A Imagem

O nome VinhAlvarinho surge da junção das palavras Vinha e Alvarinho, sempre procuramos um nome simples com a inclusão da palavra Alvarinho, pois é o “motor” da região. O logo representa um simples cacho de uvas mas com "olhos" para o futuro, representando dessa forma a simplicidade e simpatia dos povos de Monção e Melgaço.

Vinho Alvarinho Monção e Melgaço

Fig.2 - Logo do projeto VinhAlvarinho.pt


O Nosso Trabalho

Temos como principal objetivo divulgar os produtores de vinho e de produtos regionais da sub-região de Monção e Melgaço, localizada na região vinícola do vinho verde. Queremos dar a conhecer o que de melhor se faz na sub-região vinícola geograficamente mais a norte do país com os produtos que vamos disponibilizando na nossa loja online e com as publicações no nosso blog.


Em relação aos vinhos da região, o vinho Alvarinho é claramente o grande protagonista, no entanto são também produzidos outros vinhos de grande qualidade, como o rosé, o branco e o tinto, passando pelos espumantes, onde existem, além dos famosos 100% Alvarinho, os rosés, tintos e brancos. Dentro dos vinhos e espumantes 100% alvarinhos, além do alvarinho tradicional, existem também os reserva, produção biológica, vinhas velhas, super reserva, entre outros.

Vinho Alvarinho Monção e Melgaço

Fig.3 - Imagem retirada das vindimas do Alvarinho


Além dos vinhos, existem também inúmeros produtos regionais, como o mel, compotas, licores, queijos, entre outros, sendo que alguns desses produtos têm o alvarinho como ingrediente (por exemplo, em licores, compotas ou queijos).


Relativamente ao nosso blog, vamos começar por abordar, de forma simples, vários assuntos genéricos em relação à cultura do vinho em Portugal, para depois avançarmos para publicações específicas sobre a sub-região de Monção e Melgaço. Vamos dar o nosso melhor!


Neste nosso lançamento no mercado, numa primeira fase, pretendemos levar os sabores da sub-região de Monção e Melgaço à casa das pessoas, preparando-as, para numa segunda fase, levá-las a visitar esta região encantadora e por vezes até esquecida no tempo!


A Ambição

Temos a ambição de ter uma loja física, inicialmente, localizada no grande porto dedicada em especial ao vinho alvarinho e outros produtos da sub-região.


Neste momento apenas levamos o Alvarinho de Monção e Melgaço à casa das pessoas, desejamos no futuro levar mais pessoas a visitar Monção e Melgaço.


Enquanto esses projetos e outros não são possíveis de alcançar, vamos atualizando todos os meses a nossa loja online com novos produtos e vamos evoluindo no nosso blog.


Acima de tudo, queremos criar uma marca de confiança que represente o que de melhor se faz na sub-região de Monção e Melgaço.


Vinho Alvarinho Monção e Melgaço

Fig.4 - Campanha “Monção e Melgaço – A Origem do Alvarinho”




As regiões vinícolas de Portugal

Portugal é um país com uma forte tradição na produção de vinho, produzimos vinhos de excelente qualidade de norte a sul do país e ainda nas ilhas. Portugal divide-se em 14 regiões vinícolas, sendo que cada região tem as suas castas principais, as suas sub-regiões, as suas denominações, os seus microclimas, entre outras características que permitem a produção de vinhos únicos e diferenciados de zona para zona, mesmo estando dentro da mesma região vinícola, tal e qual como acontece com a nossa sub-região.

Vinho Alvarinho Monção e Melgaço Mapa de Portugal Regiões de vinho

Fig.5 - Mapa ilustrativo das regiões vinícolas de Portugal


Como se verifica neste mapa de Portugal, as 14 regiões vinícolas são:

  • Vinho Verde (onde está localizada a sub-região de Monção e Melgaço)
  • Trás os Montes
  • Porto e Douro
  • Távora e Varosa
  • Dão
  • Bairrada
  • Beira Interior
  • Lisboa
  • Tejo
  • Península de Setúbal
  • Alentejo
  • Algarve
  • Madeira
  • Açores
Side Widget Blog

Ao registar-se na nossa loja permitir-lhe-á acelerar o processo de checkout, adicionar múltiplos endereços de envio, ver e seguir encomendas e muito mais.