Casa do Capitão-mor - Produtor de Vinho Alvarinho

25 | 02 | 2022
Casa do Capitão-mor - Produtor de Vinho Alvarinho

“Procuramos produzir vinhos de alta qualidade e com uma personalidade distinta”


História

A Quinta de Pacos - Sociedade Agrícola L.da, orgulha-se de possuir uma tradição secular na produção de vinho na região do Minho com mais de 4 séculos - existem referencias às vinhas da Quinta de Pacos já no século XVI e do Morgadio do Perdigão no século XV. A Casa mantém-se há mais de 400 anos e de 15 gerações na mesma família.

É uma empresa de base familiar que explora o seu património agrícola adotando uma filosofia de qualidade e inovação. Procuramos produzir vinhos de alta qualidade, com uma personalidade distinta e pondo especial enfase no caráter natural e autêntico dos nossos produtos.

A Quinta de Pacos explora um património com cerca de 200 ha divididos por seis núcleos: Quinta de Pacos, Casa do Capitão-mor (Monção), Prazo da Cotovia, Morgadio do Perdigão, Quinta de Vila Meã e Morgadio de Real.


Qualidade e Distinção

No século XIX os dois núcleos principais desta sociedade, a Quinta de Pagos (Barcelos) e a Casa do Capitão-mor - Quinta da Boavista (Monção), tinham já projeção e qualidade internacional atestada pelos seguintes prémios:

Em 1876 o vinho da Quinta de Paços ganhou um prémio em Filadélfia aquando da Exposição do Centenário dos EUA onde o consideraram muito bom em sabor e em ‘buquet’.

Em 1888 o vinho da Quinta da Boavista, ou Casa do Capitão-mor, em Monção ganhou dois prémios na Exposição dos Vinhos Portugueses em Berlim.

Estes prémios são os mais antigos conhecidos na Região do Minho. Recentemente destacam-se os prémios da Decanter Magazine, Vienna International Wine Challenge (AWG), Wine Masters Challenge, Revista de Vinhos, Wine Passion, Escanção e da C.V.R.V.V.

A Casa do Capitão-mor e Morgadio da Boavista, em Mazedo, Monção, era já referida no século XIV quando era de Affonso de Novaes, Cavaleiro do Rei D. Dinis. Em 1640 esta Casa pertencia ao capitão-mor de Monção, Francisco Soares de Castro.

O terreno da quinta de solo granito-calcoalcalino, está coberto de calhau rolado característica muito valorizada para a produção de vinhos de alta qualidade, à semelhança das regiões francesas de Chateauneuf-du-Pape e de Graves.


Conheça os Vinhos do Produtor


Side Widget Blog

Ao registar-se na nossa loja permitir-lhe-á acelerar o processo de checkout, adicionar múltiplos endereços de envio, ver e seguir encomendas e muito mais.