Quinta dos Carvalhais

Quinta dos Carvalhais Encruzado Branco Dão 2021

18,90€
Quinta dos Carvalhais Encruzado Branco Dão 2021
Quinta dos Carvalhais

Quinta dos Carvalhais Encruzado Branco Dão 2021

18,90€
A28.022

Quinta dos Carvalhais Encruzado é um vinho branco varietal do Dão de excepcional qualidade, expoente máximo da elegância e riqueza da casta Encruzado. Herdeira de saberes antigos, Quinta dos Carvalhais alia a experiência à inovação para criar vinhos muito elegantes, com sabores de intensa delicadeza e personalidade única.

Uma casta nobre e um saber que vem de longe, embora sempre com vontade de inovar. Se há lugares onde tudo se conjuga na perfeição, este é um deles. O resultado? Um vinho icónico, o primeiro Encruzado monocasta do Dão, que eleva o nome dos vinhos brancos da região ao seu expoente máximo. Perfeito para beber enquanto jovem, é também um grande mestre na arte de envelhecer com elegância.

Vinificação

Em 2018 o ano climatérico foi marcado por fatores climatológicos extremos, que afetaram o ciclo vegetativo. Se por um lado o Outono foi seco, por outro, o Inverno e a Primavera foram frios e chuvosos, promovendo doenças e obrigando a trabalho mais intenso na vinha. O Verão foi bastante seco e quente provocando escaldão e perda de produção. apesar da escassez de uvas provocada pelas doenças e escaldão, as uvas que entraram na adega estavam muito sãs, originando vinhos muito frescos e de grande qualidade.

Maturação

Cerca de 40% do vinho estagiou 8 meses em barricas de carvalho francês de diferentes capacidades (20% 225 litros; 50% 500 litros; 30% 1000 litros). O estágio ocorreu sobre borras totais com bâtonnage ocasional. A restante parte do vinho estagiou em inox, sobre borra fina.

+
-
Apenas 3 unidades restantes deste produto
Castas Encruzado
Teor Alcoólico 13%
Capacidade 75 cl
Notas de Prova Cor amarela citrina, límpido e brilhante. Intenso aromáticamente, com notas de fruta de polpa amarela, como o pêssego e a nectarina. Notas florais de jasmim. Complexo devido à boa integração das notas doces do estágio em barrica. Ataque de boca com muita intensidade aromática, onde sobressaem novamente os aromas de pêssego e as notas florais. Acidez firme e bem integrada. Final muito equilibrado e persistente.
Harmonização Ideal para beber simples como aperitivo ou a acompanhar pratos de peixe mais elaborados, peixes fumados, pratos de carnes brancas ou aves. Acompanha na perfeição um típico cabrito assado da região.
Informações Adicionais Todos as encomendas são processadas e enviadas num prazo máximo de 24 horas. A entrega é, normalmente, realizada no dia útil seguinte ao envio. O Cliente tem o direito de devolver qualquer encomenda, devendo enviar um email para geral@vinhalvarinho.pt num prazo máximo de 14 dias após a sua receção.
Região Dão
Tipo Branco

Pode também estar interessado em